Paris: Planejando a primeira viagem

ParisSempre tive vontade de conhecer a Europa, e desde quando comecei a me interessar pela língua francesa e decidi estudar o idioma por conta própria, a vontade de conhecer Paris só aumentou. Finalmente, estou planejando minha primeira viagem para Paris e como qualquer pessoa que vai viajar para fora do Brasil pela primeira vez tenho várias dúvidas. Acredito que várias pessoas tem as mesmas dúvidas, então decidi compartilhar com vocês o planejamento da minha viagem.

Serão 3 dias em Paris e 3 em Londres.


13092038_269565166709711_1143548195999436354_n
Quer saber mais dicas sobre viagens para a França e também outros páises? Confira o site “Around the World“.


Resumo do conteúdo desta página:

Primeiros passos:
– Tirando o passaporte.
– Visto.
– Comprando as passagens pela TAP.
– Decidindo onde se hospedar.

Roteiro da Viagem
– Dia 1: Paris.
– Dia 2: Paris.
– Dia 3: Paris.

Indo de Paris à Londres pela Eurostar

Cuidados em Paris
– Golpes e furtos em Paris.

 


PRIMEIROS PASSOS

Tirando o passaporte

O processo para tirar o passaporte foi bastante simples. Primeiro você agenda uma data no site da polícia federal e escolhe o local que você vai requerer o seu passaporte. No meu caso foi no Aeroporto de Recife. É necessário pagar uma taxa de 156 reais. No dia marcado você comparece no local com a documentação solicitada (no site da polícia federal tem a descrição de todo o processo) e taxa paga para tirar a foto e realizar os procedimentos necessários. Depois de alguns dias o passaporte está disponível no mesmo local que foi solicitado.

Visto

Antes de planejar a viagem eu acreditava que assim como para ir aos EUA, era necessário conseguir um visto para visitar a França. Porém, caso o objetivo da sua visita ao país seja turismo, você não precisa retirar visto aqui no Brasil (Lembrando que o prazo de 90 dias para retornar ao Brasil não pode ser excedido). Além disso, você deve observar se a validade do seu passaporte não vence dentro destes 90 dias.

Comprando as passagens

Depois de decidir (de uma hora pra outra) que iria para Paris, a primeira coisa que comecei a pesquisar foram os preços das passagens. Criei um alerta no site Decolar para que fosse avisado via e-mail caso houvessem passagens na faixa de preço que eu desejava. Também observei nos sites da TAM e GOL, além de outras companhias internacionais. Acabei optando pela TAP (companhia portuguesa) por dois motivos: o preço era bem inferior às outras companhias e existem voos saindo de Recife. Nos  voos de companhias nacionais eu precisaria ir pra SP ou RJ e lá fazer conexão pra Paris.

O processo de compra no site da TAP é igual às companhias brasileiras. Se você escolher a versão brasileira do site, os preços são exibidos em real. A única coisa confusa é na hora de preencher seu nome. O site tem o campo para Nome outro para Sobrenome. No primeiro campo coloquei meu primeiro nome e abreviei os nomes do meio. Depois que finalizei a compra, meu nome ficou uma bagunça, ficou tudo junto. Então acho que o ideal é colocar só primeiro nome e último nome.

O mês que irei será setembro, no início do outono, que segundo alguns relatos, o clima é ameno. Nem tão quente nem frio.

Decidindo onde se hospedar em Paris

Ao pesquisar sobre hotéis, li várias reviews positivas sobre o  St. Christopher’s Inns Paris, que é um hostel com preço baixo comparado com hotéis mais sofisticados e que tem uma localização boa. Além disso, um amigo já ficou neste hostel e gostou bastante. Como também pretendo ir a Londres pelo trem (Eurostar) que sai da Gare du Nord, este hostel é uma ótima opção, já que fica praticamente em frente à Gare du Nord (que também dá acesso a vários outros pontos de Paris). Neste hostel existem opções de quartos para 10, 6, 4 ou 2 pessoas.

Para realizar a reserva é necessário pagar no mínimo 10% do valor total. Você pode pagar 100% também se preferir. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou paypal.


ROTEIRO DA VIAGEM

Ao fazer uma viagem como esta é muito importante organizar todos os detalhes antes da viagem para evitar ficar perdido e perder tempo pensando onde ir depois que já estiver lá. Faça seus roteiros, verifique se os locais que deseja visitar estão abertos durante suas viagem e tenha planos alternativos para caso aconteça algum imprevisto.

A seguir descrevo o roteiro que planejei para os dias que passarei em Paris:

DIA 1: Da Torre Eiffel até a pirâmide do Louvre

Este é o roteiro para o primeiro dia em Paris. Que será uma caminhada da Torre Eiffel ao Louvre passando por diversos pontos (Montei o roteiro com base nas dicas encontradas aqui). O roteiro está detalhado na imagem abaixo (Clique na imagem para ver em maior tamanho).

Roteiro

Os seguintes pontos fazem parte do roteiro do primeiro dia:

1 – Torre Eiffel
2 – Trocadéro Gardens
3 – Arco do Triunfo
4 – Seguir pela avenida Champs elysées até o Clemenceau
5 – Ponte Alexandre III
6 – Praça da Concórdia
7 – Tuileries Garden
8 – Pirâmide do Louvre
9 – Pont des arts.

A imagem abaixo tem algumas imagens dos pontos que pretendo visitar.

Roteiro

Por enquanto estas são as coisas que planejei. Irei atualizar a postagem sempre que for adicionando novos itens no planejamento.

Comprando o ingresso para a Torre Eiffel | Site Oficial

Já li em vários lugares que o melhor é comprar o ticket online, pois isso evita pegar fila para comprar lá. Tentei comprar o bilhete hoje, mas me deparei somente com horários indisponíveis nas datas que estarei em Paris. Já imaginei logo que ia ter que enfrentar a fila ou ficaria sem subir na torre. Fiz uma pesquisa e encontrei no site Conexão Paris (muito bom por sinal) que realizar a compra do ticket não é uma tarefa fácil e que tem que ficar tentando várias vezes até aparecer um horário disponível. Já faz alguns dias que tento realizar a compra, e ainda não consegui horários disponíveis.

No site oficial os valores variam, dependendo do dia e da idade da pessoa. Os valores vão de 11 a 17 euros nas opções e dias que escolhi.

DIA 2: Jardim de Luxemburgo, Notre Dame e Museu do Louvre

No segundo dia, decidi fazer a visita ao Museu do Louvre. Como o museu só abre às 9, pretendo ir um pouco mais cedo e fazer uma caminha do Jardim de Luxemburgo, passando em frente à Catedral de Notre-Dame e depois seguir para o Louvre e passar o resto do dia lá. O museu não abre às terças e nas quartas e sextas ele fica aberto até as 21h. No restante dos dias fecha as 18h.

Museu do Louvre

Jardim de Luxemburgo

Catedral de Notre-Dame

DIA 3: Sacré Coeur

Para o terceiro dia em Paris, só adicionei ao roteiro a Sacré Coeur. Ainda estou planejando os detalhes deste dia.


INDO DE PARIS À LONDRES PELA EUROSTAR

Uma das alternativas às viagens de avião pela Europa são os trens de alta velocidade, que tem linhas entre várias capitais europeias, como entre a França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, etc. O trem passa pélo eurotúnel, que liga Folkestone, no sul da Inglaterra, a Coquelles, no norte da França, passando por baixo do Canal da Mancha. Possui 50,5 km de extensão, dos quais 37,9 estão abaixo do mar – seu ponto mais baixo fica a 75 m de profundidade (Veja como foi construído o eurotunel).

A duração da viagem entre Paris e Londres é de cerca de 2 horas. O trem sai da Gare du Nord em Paris e chega na St Pancras Int’l em Londres e existem opções de trens partindo em diversos horários durante o dia em três classes: STANDARD, STANDARD PREMIER e BUSINESS PREMIER.

Os preços das passagens são como em companhias aéreas: quanto mais próximo da viagem, mais caro. Então vale a pena comprar com uma certa antecedência (Pela minha pesquisa, comprando para o mês corrente a passagem custa 140 euros a mais do que comprar com antecedência de 2 meses). Bem melhor que deixar para comprar no dia e acabar tendo problemas com a viagem.

O pagamento das passagens pode ser realizado através de cartão de crédito e depois de realizar a compra você pode escolher suas poltronas. Neste momento você escolhe o tipo de padrão de tomadas do seu assento: C (continental power sockets) ou UK (uk power sockets).

Confira o site oficial da Eurostar para realizar a compra das passagens


CUIDADOS EM PARIS

Golpes em Paris

Ao contrário do que muitos pensam, as cidades europeias não são tão seguras como imaginamos. Lógico que não chegam aos níveis de violência e crimes que vemos diariamente no Brasil, como assaltos à mão armada, mas é importante termos alguns cuidados. Em Paris, assim como em outras capitais da Europa como Roma e Londres acontecem diversos furtos.

Parece coisa de filmes, ou desenho animado. Uma pessoa esbarra em você ou dificulta sua entrada no metrô e quando você percebe, foi-se sua carteira. Existem vários tipos de golpes que é preciso ter um pouco de cuidado. Veja alguns vídeos destes golpes, filmados por pessoas que chegaram em Paris avisadas :

Golpe do anel: Uma mulher, com aparência de cigana chega em você entregando um anel,  dizendo ser de ouro e que você deve ter deixado cair e depois que você pega, começa a pedir dinheiro.

Pulseiras na Sacré Coeur: Nas escadarias que dão acesso à catedral de Sacré Coeur ficam uns caras que oferecem uma pulseiras e chegam até a colocar no seu braço sem sua permissão. Nesse caso, passe direto e não dê o mínimo de atenção a eles.

Imagem obtida no site: https://chloejohnston.com/pickpockets-scam-artists-paris-avoid/

Golpe da jaqueta: Um senhor em um carro, dizendo que é italiano diz que tem uma jaqueta de alguma marca que sobrou da semana de moda em Paris e diz que é um presente. Se você aceita, depois ele quer cobrar e às vezes até age de forma rude (como aconteceu no vídeo abaixo, que a pessoa que estava filmando fingiu estar interessada e no fim recusou).

Golpe das surdas-mudas: Neste caso, pessoas fingindo ser mudas querem que você assine um tipo de petição. Depois que você dá atenção e assina, elas querem dinheiro, mostrando um texto que diz que o valor mínimo é 5 euros. As vezes querem até mais..

Pickpockets (batedoras de carteira): Enquanto você está distraído assinando a falsa petição citada acima, ou tentando entrar no metrô alguém vem de fininho e furta seus pertences. Essas pessoas, muitas vezes agem em grupo e em muitos casos são garotas (romenas). No metrô por exemplo. alguns vão na frente para dificultar a entrada das pessoas no vagão, e os que vem logo atrás realizam o furto.

Imagem obtida no site: https://chloejohnston.com/pickpockets-scam-artists-paris-avoid/

Enfim, não deixe estas situações atrapalharem sua viagem, nós brasileiros já estamos acostumados a ter um certo cuidado nas ruas no Brasil e sabemos evitar situações do tipo. Os vídeos são apenas um alerta durante a viagem. Tome cuidado com pessoas que se aproximam de você e tenha cuidado com seus pertences.

2 respostas em “Paris: Planejando a primeira viagem

  1. Pingback: Nova página: Planejando uma viagem para Paris | Aprenda Francês (Sozinho)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s