Como aprender Francês sozinho?

Salut, tout le monde!

Vou começar as postagens do blog respondendo uma pergunta que várias pessoas me fazem: “Como você conseguiu aprender Inglês e Francês sozinho?”  ou “Como conseguiu aprender estes idiomas sem curso e sem ter passado um tempo considerável em um país francófono?”.

Na minha experiência de aprendizado destes dois idiomas (na verdade, ainda estou aprendendo Francês) observei as coisas que mais me ajudaram e decidi compartilhar aqui. Então… você também pode aprender outro idioma por conta própria? Claro que sim!! Vamos a algumas dicas que podem ajudar. Voilà:

Dedicação

A principal motivação para aprender um novo idioma é que você queira aprendê-lo, e pra isso é necessário dedicação. Use seu tempo livre pra estudar e que isso aconteça com frequência. Principalmente no início é importante que você estude todos os dias. Em intervalos longos sem estudar, você acaba esquecendo o que já aprendeu e precisa ficar voltando atrás pra rever coisas que já estudou, o que aumenta o tempo que você vai levar para aprender.

Além disso, aprender Francês é fácil pois existem muitas semelhanças com português.

Iniciando os estudos: Vale tudo!

O primeiro passo é se acostumar com o idioma. Mude seu celular, computador, redes sociais tudo pra Francês. Pela sua experiência de uso com estas coisas em português, não vai ser tão difícil achar as coisas. Ouça música, mesmo sem entender, mesmo que você  não conheça as palavras, vai acabar entendendo algumas que parecem com português. Aprenda as primeiras palavras e vá criando seu vocabulário pessoal. Use um quadro escolar se tiver, ou cole papeis na parede com seu vocabulário, ou etiquete as coisas da casa com as palavras em francês (hahaha). Faça como preferir pra não deixar as palavras iniciais escaparem da sua mente. Principalmente se você não tiver com quem ficar treinando.

Se você já conhece um pouco do idioma e quer saber em que nível você se encontra para direcionar melhor seus estudos, veja o testes deste post.

Escolha seu material de estudo:

Atualmente, usando a internet dá pra aprender qualquer idioma sem gastar nada: Você pode acessar sites de aprendizado de idiomas, chats pra conversar com nativos, ver videoaulas, seriados, filmes, ouvir música, etc.

Mas por onde começar?

Eu comecei a estudar francês usando a seguinte apostila: AVANGARDIX que é um curso criado por um brasileiro e disponibilizado gratuitamente na internet. Ela possui gramática, textos, vários exercícios e acompanha o áudio dos textos da apostila. A parte de gramática é bastante importante pois você vai associando a escrita à língua falada e acaba aprendendo tudo de uma vez só.

Livros didáticos:

Além de estudar pela apostila Avangardix, comprei um monte de livros (não indico comprar tantos, a menos que eles possuam propósitos diferentes). Dos livros de ensino, acabei estudando apenas alguns completamente, por exemplo: Francês em 30 dias (que possui gramática + textos e CD de áudio) e Gramática francesa para leigos (que tem foco só na gramática). Estes são boas escolhas. Estudar através de um livro assim ajuda muito a na leitura e escrita. Mas estudar só por livros vai te fazer parecer soar como a mulher do Google tradutor lendo um texto. Então, em paralelo ao estudo da apostila/livros como não tive a oportunidade de viajar pra um país francófono, eu busquei outras alternativas:

Audiobooks

Uma coisa que acho legal são os audiobooks, que são livros de todos os estilos, que vem com o áudio junto para ir acompanhando a medida que você lê. O primeiro que li foi o Le petit prince de Saint Exupéry. Isso é legal frances_all1no início, porque as palavras são bem pronunciadas no áudio. Criei uma seção aqui no blog para compartilhar alguns destes audiobooks.

Depois que já tiver estudado utilizando livro com áudio e tiver uma boa noção da pronúncia, você pode começar a ler livros em francês sem o áudio. Assim, você pode treinar a sua própria pronúncia ao invés de só acompanhar os áudios.

Sites de aprendizado de idiomas/Aplicativos:

Na minha opinião não dá pra usar estes sites/apps como único meio de aprendizado. O conteúdo é um pouco limitado e as vezes é necessário pagar pra ter acesso a tudo. Eles servem mais pra você treinar o que você vem estudando em outra fonte.
Confira aqui alguns sites e aplicativos

Sites em geral:

Depois que comecei a estudar francês comecei a acessar diversos sites em geral, como notícias e entretenimento, o que ajuda na aquisição de vocabulário e leitura.

Alguns sites: TV5 | Le Monde | Ados.fr | Várias páginas de jornais e revistas francesas

Música:

A música é uma das coisas que mais ajuda no aprendizado. Boa parte do meu vocabulário veio das músicas, assim como as expressões, gírias e termos usados no dia a dia. Como você decora a letra das músicas, se torna mais difícil esquecer as palavras e expressões.

Confira a página com algumas indicações de artistas AQUI. Alguns posts do blog também são direcionados apenas pra música, como este que apresenta algumas músicas francesas lançadas em 2016.

Séries/Filmes/Vídeos em geral

la-famille-belier-dvdAssim como a música, assistir a seriados, filmes, jornais, ajuda a observar como a língua é falada, o sotaque, e expressões idiomáticas. Isso torna a experiência mais próxima do que se você estivesse de fato em um país francófono,  e ajuda a aprender a língua como é falada no dia a dia. Acredito que este é um dos passos mais importantes no aprendizado. Ouvir o idioma sendo falado por nativos. Assista o máximo que puder, inclusive mais de uma vez o mesmo filme.
Neste link você encontra uma seleção de alguns vídeos em francês

Vlogs

Recentemente tenho acompanhado diversos vlogs de franceses e quebequenses. Isso torna a experiência de aprendizado bem mais eficiente. Além disso, existem alguns sites de chat que você pode conhecer pessoas do mundo inteiro para bater papo ou fazer videochamadas e treinar seu Francês. veja algumas postagens sobre vlogs:

Vlogs em francês – Parte 1

Vlogs em francês – Parte 2
Canal CocktailF

Ah, quanta coisa… Não tenho tempo pra tudo isso!

Você é uma pessoa super ocupada, que trabalha, faz faculdade, tem suas tarefas domésticas, e não encontra um tempo pra estudar/praticar? Aproveite o seu “tempo improdutivo” pra isso. Por exemplo:

  • Durante a faxina, coloque algumas músicas em francês, ou áudios em francês.
  • Coloque alguns áudios em francês no seu celular (podcasts, audiobooks, etc.) e aproveite a ida pro trabalho ou faculdade e ouça estes áudios.
  • Você também pode ouvir estes áudios enquanto toma banho, cozinha, ou antes de dormir.

Procure materiais que estejam de acordo com seu nível. Se você é iniciante, procure coisas mais voltadas para o público infantil e vá buscando conteúdos mais avançados a medida que você vai evoluindo.

Alors… c’est ça.  Este post é um resumo das coisas que acho importantes pra quem deseja estudar francês sozinho,. Comigo funcionou. Espero que as dicas possam ajudar mais pessoas que tenham o mesmo interesse.

Anúncios

56 respostas em “Como aprender Francês sozinho?

  1. Muito bacana essa iniciativa. Conheci o blog hoje e já estou adorando as dicas que encontrei. Também estou aprendendo Francês, faço aulas na Wizard, e tenho bastante dificuldade com algumas pronunciações e pelo sotaque deles também. Sou apaixonado por essa língua, é tão fantástica, romântica e realmente com muitas semelhanças com o nosso português.
    Qual o seu grau de fluência, já está conseguindo se comunicar bem no idioma?
    Parabéns pelo trabalho!!

    Curtir

    • Olá Gustavo. Que bom que está gostando do blog. Eu considero meu nível de Francês intermediário. Recente fui pra França e consegui me comunicar bem por lá. Mas acredito que que ainda posso melhorar bastante.

      Curtir

  2. Gente, que engraçado! Eu fiz exatamente as mesmas coisas que vc, comecei pelo Avangardix tambem e fiz basicamente as msms coisas!!! Hj faz quatro anos que comecei, exatamente como vc! E ja consigo me comunicar normalmente!! Falta um pouco de pratica e vocabulario, mas o ultimo teste que fiz deu B2. Tava querendo estudar pro DELF b2!

    Curtir

    • Eu acho a Avangardix bem legal. Por ter sido criada por um brasileiro, facilita o aprendizado. Além disso não é muito longa e tem muitos exercícios.

      Alguns métodos defendem que o modo mais fácil de aprender um novo idioma é ouvir bastante antes de partir pro aprendizado da escrita, como acontece com as crianças. Na minha opinião, no nosso contexto, é importante aprender paralelamente a forma oral e escrita. Pois uma criança aprendendo um idioma está 100% inserida naquela língua, e nós como estrangeiros/jovens/adultos que não estamos naquele país se torna frustrante começar a simplesmente ouvir sem entender nada.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Curtir

    • Olá. Que bom que gostou das dicas. Na versão 2012 da apostila tem o áudio nela. Mas pra você conseguir acessar e preciso abrir em um programa como o Adobe Reader. Acredito que usando o navegar não dá pra ouvir o áudio

      Curtir

  3. Oi!
    Gostei muito das suas dicas. Estou na França há 3 semanas (meu marido veio fazer um estágio num hospital).Estamos em uma cidade pequena, então não há muitas opções de ensino de língua francesa em escolas. nem Aliança Francesa tem! Estamos fazendo um curso on line com uma professora francesa e estamos adorando, a aula é super produtiva.

    Adorei as suas sugestões.Como fico muito em casa, ligo a televisão e fico ouvindo os programas franceses. Já anotei aqui as dicas de audiobooks. Obrigada mesmo, são sugestões valiosas!

    Curtir

  4. Amei suas dicas — e seu blog! Seus conselhos não são vagos como os sites que só dizem “não desista!” e “vá em frente!” haha. Não tenho tido muito sucesso em manter (começar é fácil) um estudo sério de Francês, mas agora estou muito empolgada para tentar os audiobooks, Avangardix, tudo! Obrigada 🙂

    Curtir

  5. Oi tudo bem? Nossa, gostei muito do site, e parabéns como você conseguiu estudar o francês sozinha. Eu sempre estive interessado na língua francesa, porque acho bela e o modo que falam soa bonito kkk, e sempre tive vontade de aprender a essa língua, e agora é possivel porque achei dicas espantosas, bacanas, e ao meu alcance. E vou colocar em prática. Obrigado. rs

    Curtir

  6. Sou brasileira e tenho um sonho: aprender esse idioma que para mim é maravilhosa.Sou estudante de francês,cursando o terceiro nível .Ja consigo ler e compreender automaticamente quase 50% de tudo que leio, ouço muitas musícas francesas no trabalho ,no carro e sempre que posso assisto alguns noticiàrios(Vou seguir suas dicas elas me parecem excelentes).Porém não consigo ter um vocabulário que desejo.Me ajude mais um pouquinho.Seria pressa minha???
    Obrigada pela atenção.
    bjs.

    Curtir

  7. Nossaaa… muito boas suas dicas. Sou apaixonada por frances porém, as vezes as condições financeiras não são favoráveis para fazer um curso. Estou tentando estudar pela internet e suas dicas foram muito preciosas. Que Deus te abençoe. BJS

    Curtir

  8. Muito legal as dicas… Obrigado

    Posso tirar uma dúvida? Eu tento aquela coleção Francês Idiomas Globo. Ela é completa: gramática, texto, áudio, leitura e exercícios escritos. Acha q da para aprender com esse material? Pergunto isso porque percebi que é um pouco antiga, essa coleção é de 1991.

    Obrigado

    Curtir

  9. O blog está realmente incrível! São muitas dicas valiosas e muitas indicações incríveis. Eu também comecei a estudar francês pela apostila Avangardix! Fiz isso quando estava entrando na Universidade, para cursar Letras – Francês. Hoje, sou professor do idioma e tenho um projeto de aulas gratuitas semanais: o Clube de Francês – http://www.estudeidiomas.com/home/clube-de-frances. Não teria interesse em divulgar o projeto em seu blog? Um abraço!

    Curtir

  10. Eu sou caboverdeano vivo na Praia capital de Cabo Verde gostei muito dos teus conselhos vou coloca las em pratica espero mais ajudas suas muito obrigado

    Curtir

  11. Eu concordo plenamente !
    Eu sou francês e para aprender o português, eu fiz isso mesmo: mudar o meu celular, computador e redes sociais pra português. Temos que aproveitar Internet também para escutar e se acostumar (videos Youtube).
    Por isso, eu criei um site para ajudar os brasileiros a aprenderem o francês : francescomquentin.com
    Abraços !

    Curtir

  12. Parabéns pelas dicas! Comecei a tentar aprender Francês há mais de 1 ano. Sou apaixonado pela música e pela pronúncia. Muito Linda. Estou baixando o livro e as apostilas, ainda estou revisando no Duolingo.

    Curtir

  13. Parabéns mesmo ! Estou pensando em parar as aulas que fazia em uma escola d línguas devido à falta de tempo mas quero continuar estudando (Ainda que menos ) em casa , parabéns por compartilhar ! Trés utile ! Merci !

    Curtir

  14. Muito interessante seu post. Ajudará muitos apaixonados por este lindo idioma. Obrigado por compartilhar!!!
    Fiquei com duas dúvidas, quanto tempo você levou para chegar ao nível que você está hoje e qual o nível você se considera.
    Abraço!

    Curtir

  15. estupendo! Maravilhoso texto! Comecei a seguir as dicas , pois grande parte dos livros usados na minha graduação são em Francês . Resultado …Em 3 meses ja consigo ler os livros , mas a fala está difícil ainda rsrsrs . Parabéns mesmo pelo material compartilhado !

    Curtir

  16. Oi cleyton, eu e meu marido começamos com um processo para imigrar para o Canadá (Montreal) enfim…compramos um curso básico da aliança, mas estamos com dificuldade para saber por onde começar os estudos, seria ótimo se pudesse nos orientar nesse momento.

    Curtir

  17. Obrigada! Estou louca para aprender francês, porém esse é um processo por qual vou ter que passar sozinha e não sabia qual era a melhor maneira de começar e achei esse blog.. agora estou mais direcionada! Sinto-me um pouco aliviada agora hahaha. Foi de bastante ajuda!

    Curtir

  18. Seu site é ótimo. Estou muito grata pela sua iniciativa de ajudar as pessoas que querem aprender Francês, porém, não têm condição financeira para bancar um cursinho. É o meu caso. Estou indo muito bem com as suas dicas. Recomendarei este site. Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s